Quem disser que uma relação é uma coisa fácil ou até mesmo que resolver problemas numa relação amorosa é uma tarefa fácil está longe de saber o que é uma relação de verdade. Uma relação é uma das áreas mais sensíveis da nossa vida. Mexe com o nosso equilíbrio, a nossa auto-estima e com a nossa realização pessoal. Parece inacreditável como este tema tão essencial para o nosso equilíbrio, a maior parte das pessoas nunca teve formação que a permita agir de forma mais equilibrada e poder tirar proveito das suas relações. Conhecermos as estratégias das relações evita-nos cair em erros e relações repetidas, levando a frustrações e a desilusões, fazendo muitos desistirem do amor e de uma vida preenchida e memorável.
Ao longo de 40 dias, o leitor é convidado de uma forma prática, com exercícios diários, a construir uma nova vida baseado em nove estágios de transformação. Evitar ou ultrapassar alguns destes estágios, acaba inevitavelmente no fracasso da mudança ou da sua sustentabilidade. O autor conduz-nos ao longo de 40 dias e 1 segundo a compreender o quanto a mudança pode ser algo vivido num estado de consciência «acordado». Mais do que um livro, esta obra é um manual de autocoaching que transporta o leitor para uma nova dimensão de transformação, garantindo uma mudança impactante e sustentada. Reconhecimento não significa mudança. Baseado nos ensinamentos milenares do Eneagrama, este trabalho recupera a visão dinâmica desta sabedoria numa aplicação prática e imediata para os nossos desafios do dia-a-dia em nove passos de transformação.
Através de uma linguagem simples e sintética, com muitos exemplos e histórias verídicas, descreve criteriosamente cada um dos Tipos do Eneagrama e quais os caminhos para a mudança que este mapa da personalidade aponta. São aqui referidos princípios de apliacação do Eneagrama nas várias áreas da vida, com especial incidência nos aspectos de, liderança, comunicação e relações. Esta obra é suportada numa vasta experiência dos autores a nível das organizações empresariais e associativas, bem como de quase uma década de trabalho na área do coahing, mentoring e desenvolvimeno pessoal e profissional. O leitor pode esperar grande impacto na forma como vai passar a abordar-se a si próprio nos contextos pessoal, familiar ou profissional em que se insere.